Carnaval: oito festas ao redor do mundo que você precisa conhecer
De Tóquio a Veneza, saiba mais como é comemorado o Carnaval em diferentes países, culturas e climas
Quando chega o mês de fevereiro, uma certeza paira em nossa mente: “não existe Carnaval como o brasileiro”. Ufanismo à parte, temos razão. Mas temos que admitir: há muitas outros carnavais impressionantes ao redor do mundo – inclusive inspirados pelo nosso.
Para atiçar a sua vontade de viajar, nós selecionamos abaixo oito lugares do mundo que também se fantasiam, pulam e lotam as ruas em festejos populares. Além da experiência única, as celebrações ainda ajudam a explicar a cultura e a formação de outros povos.
Dê uma pausa na folia e divirta-se imaginando-se em cada lugar citado em nossa lista.
Veneza
O Carnaval de Veneza, um dos mais antigos do mundo, também ocorre em fevereiro, entre os 11 e 28. Os festejos se concentram principalmente na Piazza San Marco, onde um exército de foliões com máscaras e fantasias de pierrôs, colombinas e arlequins se encontram e confraternizam durante dias inteiros. A maior diferença para a nossa festa fica por conta do frio: diante de temperaturas que variam entre -1ºC e 9ºC, você só encontrará pessoas com o corpo praticamente todo coberto.
Catalunha
Durante a ditadura franquista na Espanha, o Carnaval em Barcelona era tido como uma manifestação política e foi proibido. Reativado desde a década de 80, a festa não perdeu o seu viés ideológico. Com carros alegóricos, dançarinos, fantasias e tudo o que pede uma grande comemoração, o centro da cidade costuma ser marcado por gritos em prol da independência da Catalunha. As celebrações começam na “quinta-feira gorda” (ou “juerves lardero”, em 23 de fevereiro) e terminam na quarta-feira de cinzas, quando sardinhas são queimadas nas ruas, simbolizando o fim do jejum.
Londres
O berço do filme Um Lugar chamado Notting Hill também sedia o maior Carnaval da Europa. As festas em Notting Hill foram criadas por caribenhos em 1964, seis anos após os conflitos raciais entre imigrantes e brancos que deixaram centenas de mortos. Atraindo mais de 1 milhão de pessoas anualmente no final de agosto, a celebração lembra muito os blocos de ruas brasileiros, com direito a música em alto decibéis, passistas e gente pintada com pouca roupa.
Nova Orleans
Na próxima terça-feira (28), os americanos de Nova Orleans comemorarão o Carnaval, ou melhor, o Mardi Gras. Com homenagens a personagens mitológicos, como Orfeu, Baco e o rei Zulu, foliões mascarados colorem as ruas com as cores púrpura, dourado e verde, que simbolizam, respectivamente, a justiça, o poder e a fé. Embora tradicional, a festa que ocorre sempre um dia antes da Quarta-Feira de Cinzas nem sempre mobiliza uma multidão para as ruas, sendo mais lembrada como pretexto para picnics em família nas margens do Rio Mississipi.
Oruro
Misturando tradições andinas com mitos da igreja católica, o Carnaval boliviano é conhecido pela sua efervescência – não à toa foi declarado como obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Em Oruro, capital folclórica do país, foliões se reúnem por duas semanas em fevereiro para dançar, principalmente, a “diablada”, uma representação entre o bem e o mal que termina com orações à Virgem Maria.
Riviera Francesa
Em Nice, os foliões já começaram os trabalhos. Sediada entre os dias 12 e 28 de fevereiro, a Bataille des Fleurs (Batalha das Flores) leva um batalhão de carros alegóricos e bonecos gigantes para as ruas desde o século XIX. O destaque fica por conta pela poética troca de flores entre os participantes, geralmente turistas e imigrantes.
Quebec
Num frio congelante que deixa os termômetros negativos, os canadenses também dão o seu jeitinho e “pularam o Carnaval” no início do mês de fevereiro – do jeito deles, claro. Aproveitando a neve, os participantes se reúnem para assistir a prática de esportes de inverno e a criação de esculturas no gelo. O maior destaque da confraternização, no entanto, é a prática de boliche ao ar livre.
Tóquio
Japoneses também caem no samba. E não é só modo de dizer. Todo mês de agosto ocorre o Asakusa Samba Carnival no pequeno bairro de Asakusa, em Tóquio. A inspiração é claramente brasileira, com escolas de samba embalando a multidão com muito samba de cima de carros alegóricos. O evento costuma atrair entre 500 mil e 1 milhão de pessoas para as ruas.