Os 10 países mais pacíficos (e os 10 mais violentos) do mundo
Índice Global da Paz avalia segurança em mais 150 nações distintas espalhadas pelo globo e destaca países nórdicos
O Índice Global da Paz, produzido pelo Instituto para Economia e Paz (IEP) em parceria com a revista The Economist e outras fundações, aponta anualmente quais são os “países mais pacíficos do mundo”. No último levantamento, os resultados dão razão aos apaixonados pelos países nórdicos: em matéria de “paz”, a Islândia e Dinamarca são imbatíveis no globo.
Os critérios avaliados pelo ranking são amplos: vão desde o nível de proteção e segurança na sociedade ao grau de militarização do governo, passando também pelo percepção da criminalidade (que inclui praticamente todos os tipos de ocorrência), número de homicídios e quantidade de pessoas encarceradas.
Infelizmente, em matéria de bem-estar e segurança, o Brasil segue muito longe dos líderes do ranking. Na 105º posição entre os 163 países e territórios independentes pesquisados, nossa nação acaba sendo prejudicada pelos altos índices de criminalidade e péssimas condições dos presídios – embora mantenha-se longe de guerras. Torcemos para que as nações abaixo sejam usadas como exemplo para o nosso futuro.
Os dez países mais pacíficos
1. Islândia
2. Dinamarca
3. Áustria
4. Nova Zelândia
5. Portugal
6. República Tcheca
7. Suíça
8. Canadá
9. Japão
10. Eslovênia
Os dez países mais violentos
155º – Sudão
156º – Ucrânia
157º – República Centro-Africana
158º – Iemen
159º – Somália
160º – Afeganistão
161º – Iraque
162º – Sudão do Sul
163º – Síria