Somos mais generosos com dinheiro que ainda não recebemos, afirmam economistas

Vai receber um dinheiro que ainda não está na sua conta? Acredite: instituições de caridade agradecem

Uma pesquisa realizada pela escola de administração da University of Exeter descobriu que as pessoas vão doar mais para a caridade se elas estão esperando algum dinheiro a mais, como um bônus ou herança, mesmo que elas ainda não tenham esse dinheiro em seus bolsos (ou contas correntes).

 

O estudo faz parte de um programa maior que analisa o comportamento das doações. O ‘teste da generosidade’ descobriu que a tendência é que as pessoas doem até um terço a mais para a caridade se elas são perguntadas antes de receberem o dinheiro esperado.

 

Dentro deste programa, outro estudo mostrou que, em geral, as pessoas são menos generosas com o dinheiro na sua carteira do que com aquele que está em uma conta bancária, visualizado através de uma tela de computador do que fisicamente na frente deles.

 

“Se você ganhou na loteria, herdou uma grande soma de dinheiro ou recebeu um bônus no seu trabalho?, quanto você doaria para a caridade? Se eu te perguntar depois que você ganhar o valor, você que sua resposta seria diferente? As evidências mostram que sim”, diz o economista David Reinstein.

 

Para os pesquisadores, essas descobertas podem influenciar a maneira como as instituições de caridade irão tentar levantar fundos, e até mesmo impulsionar dramaticamente o dinheiro arrecadado.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.