Em trabalhos em equipe, nem sempre é uma boa ser extrovertido

A impressão que fica é que é sempre melhor ser extrovertido; entretanto, uma nova pesquisa coloca alguns pontos de interrogação no senso comum

Quando se trata de trabalho em equipe, a impressão que fica é que é sempre melhor ser extroverido. Entretanto, uma nova pesquisa coloca alguns pontos de interrogação no senso comum.

 

Especialistas da Universidade de Surrey, na Inglaterra, em colaboração com o Center for Creative Leadership da Carolina do Norte (EUA), a Erasmus University (Holanda), Grenoble Ecole de Management (França) e da Cornell University (EUA), analisaram 27 projetos que eram baseados em trabalho em equipe.

 

O que a pesquisa mostra é que, quando uma equipe concorda com os objetivos que precisam ser alcançados e a estratégia para chegar lá, as pessoas extrovertidos são capazes de desenvolver relacionamento mais estimulantes com seus colegas de trabalho.

 

Consequentemente, a impressão que fica é que eles contribuem de maneira proativa com a o time, seja com novas ideias ou sugestões.

 

Vantagem revertida 

Entretanto, quando há um conflito no andamento do trabalho, a vantagem parece ser revertida. Os extrovertidos desenvolvem relacionamentos estimulantes com um número menor de seus colegas e não são vistos como colaborados proativos da equipe.

 

Nesses casos, eles podem ser vistos de maneira negativa, apresentando ideias de um jeito dominante e até mesmo agressivo. Como consequência, isso pode alongar demais as discussões e conflitos dentro da equipe de trabalho.

 

Para chegar neste resultado, os pesquisadores pediram que cada equipe de trabalho desenvolve uma apresentação formal em um desafio de Recursos Humanos em um prazo de três meses e meio. Os conflitos, a frequência de comunicação e os relacionamentos foram medidos em cada estágio.

 

“Nossa pesquisa mostrou que a habilidade dos extrovertidos de estimular seus colegas tem muito a ver com o tanto de concordância que existe dentro do time. Nas situações onde há um muitos conflitos, os extrovertidos podem ser vistos como aqueles que “gritam mais alto”, mostrando um lado mais indesejável e improdutivo de ser extrovertido”, afirma a professora Alexandra Gerbasi.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.