Por que você acha que está menos bêbado do que realmente está? A ciência explica

Se sua ideia é beber menos, é bom prestar atenção nas suas companhias

Não é exatamente incomum aquela situação em que você acorda no dia seguinte, de ressaca, ainda meio bêbado, pensando que aquele(a) último(a) drink/cerveja foi um exagero.

 

Pois bem, uma pesquisa feita no País de Gales ajuda a explicar essa situação e conta algo que é um pouco óbvio: pessoas embriagadas tendem a subestimar o tanto que já beberam, mas, principalmente, se elas estão com outras pessoas que também estão bêbadas.

 

Segundo o estudo, publicado no BMC Public Health, as pessoas que estão acompanhada de gente que também bebeu acaba esquecendo sobre os riscos da bebida para a saúde.

 

A pesquisa entrevistou mais de 1,800 pessoas, com uma faixa etária na média dos 27 anos de idade, realizando testes de níveis de alcool entre às 8h da noite e as 3h da manhã, nas noites de sexta e sábado.

 

Foram feitas perguntas como “Quão bebâdo você está agora?”, e “Se você bebesse a mesma quantidade que bebeu hoje toda semana, qual seria a possibilidade de você ter cirrose no fígado nos próximos 15 anos?”.

 

Na média, os entrevistados acharam que eles estavam moderadamente bêbados e com um risco também moderado. A concentração alcoolica medida por bafômetro ficou na médida de 47,3mg a cada 100 ml, sendo que, no país do estudo, o limite para beber e dirigir é de 35mg.

 

Um dos autores do trabalho, o professor Simon Moore, da Universidade de Cardiff, aponta que muitas pessoas com o mesmo nível de embriaguez acabam achando que estavam menos bêbadas caso estivessem rodeadas por outras que bebem muito do que aquelas que estavam juntas de quem bebe mais moderadamente.

 
Então, se sua ideia é beber menos, é bom prestar atenção nas suas companhias.

 

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.