Loja-conceito Elektra chega ao Brasil

Carros elétricos inovadores, tecnologias inéditas para geração, transmissão, distribuição e conservação de energia. Esses são alguns dos atrativos da Elektra Motors, que está abrindo sua primeira loja-conceito no país  Pioneira no mercado brasileiro, a Elektra Motors,

Carros elétricos inovadores, tecnologias inéditas para geração, transmissão, distribuição e conservação de energia. Esses são alguns dos atrativos da Elektra Motors, que está abrindo sua primeira loja-conceito no país

 

Pioneira no mercado brasileiro, a Elektra Motors, referência em tecnologias sustentáveis, traz para o Brasil os veículos da Tesla Motors, líderes mundiais em tecnologia e inovação entre os automóveis elétricos. São os modelos S e X e, em breve, o Model 3. O local escolhido para a primeira loja-conceito Elektra no país foi uma das áreas mais nobres da cidade de São Paulo, na avenida Europa, 615, nos Jardins, com um espaço de mais de 1.000 metros quadrados.

 

Além de veículos automotores e recreativos elétricos e não poluentes, a Elektra traz, também, tecnologias inéditas. Focada em promover consciência ambiental e em melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades, oferece consultoria de análise e implantação de energias alternativas residenciais, comerciais e em grande escala, como fazendas e cidades.

 

A Elektra foi fundada por um grupo de empresários brasileiros, americanos e russos. Sempre buscando a tecnologia de ponta, a empresa tem planos de montar e desenvolver no Brasil uma fábrica de veículos elétricos. Luciano Di Claro, sócio-fundador de uma holding que inclui Fundos de Investimento Europeus, Trading Companies, fundos de pensão e gestora de fundos no Brasil, é o responsável pela operação em geral. Di Claro, CEO, conversou com a revista Versatille, falou sobre os objetivos da Elektra e como funciona a loja-conceito.

 

Gaúcho, há mais de vinte anos morando nos Estados Unidos e formado em International Business pela Florida International University e com pós-gradu- ção e mestrado pela Harvard University, Di Claro define sua equipe como “um time de empresários visionários e determinados a fazer a diferença no planeta onde vivemos”.

 

VERSATILLE — Como você apresenta a Elektra para o público brasileiro?

DI CLARO — A Elektra é uma loja-conceito, estamos trazendo ao Brasil veículos elétricos inovadores, tecnologias inéditas para geração, transmissão, distribuição e conservação de energia. Estamos focados no green awareness, ou consciência ambiental. Tudo o que fazemos ou os produtos que vendemos trazem esse objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde atuamos.

 

VERSATILLE — A Elektra promove o uso de energias alternativas e inovadoras. Como ela atua nessas questões?

DI CLARO — Atuamos em alguns seguimentos conhecidos como placas solares, turbinas eólicas e outros inéditos em criação, transmissão e utilização de recursos naturais. Nosso partner Jacob Gitman, PhD em Física pela Academia Soviética de Ciências, é autor de mais de 50 publicações científicas e detentor de várias patentes de tecnologias sustentáveis, que estamos trazendo ao Brasil como o Single Line Energy (SLE) e a Rain on Request (RoR). A primeira é uma tecnologia de transmissão de energia elétrica via cabo único, em que o custo e a manutenção representam uma fração dos custos normais dos cabos e distribuição de energia, atualmente utilizados no mundo. O Rain on Request é uma tecnologia de indução de chuva eco-friendly, que, através de um processo chamado de ionização, é capaz de induzir a chuva dentro de um raio de 25 km de um único sistema e pode fornecer precipitação localizada. Nosso sistema é capaz de aumentar os níveis de precipitação de 50% a 400%.  Imaginem essa tecnologia podendo estabilizar os níveis dos reservatórios e trazer a tão necessária chuva aos pontos mais secos do país. Nosso objetivo sempre é de entregar soluções.

 

 

VERSATILLE — A Elektra está presente em quantos países? Em que ano ela foi fundada?

DI CLARO — A Elektra está presente no Brasil e nos Estados Unidos. Foi fundada por um grupo de empresários brasileiros, americanos e russos, dos ramos mais diversos: energia, automotor, financeiro, aviação e industrial. A empresa é jovem, tem pouco mais de um ano, mas a experiência e a bagagem que cada um dos sócios traz, retratam décadas de experiência em suas respectivas áreas de atuação.

 

VERSATILLE — Qual o diferencial dos veículos elétricos da Elektra?

DI CLARO — Somos pioneiros no mercado brasileiro trazendo os veículos Tesla, líderes mundiais em tecnologia e inovação entre todos os automóveis elétricos. Estamos entrando com os modelos S e X e, em breve, o Model 3. Vamos trazer, também, outras marcas mundiais, sempre buscando a tecnologia de ponta e a melhor relação entre performance, segurança, autonomia e o impacto sobre o meio ambiente.

 

VERSATILLE — Quais as vantagens do uso do carro elétrico em termos de meio ambiente, economia, desempenho e manutenção?

DI CLARO — Totais. Carros puramente elétricos, ao contrário de híbridos que ainda utilizam combustíveis fósseis, realmente não poluem. O desempenho de um carro elétrico, por exemplo, um Model S da Tesla, é equiparável a um grande carro esportivo como uma Maserati ou um Porsche. Alguns modelos chegam de 0 a 100 km em 2,8 segundos. Não perdem a autonomia por ser elétricos. Muitos dos carros alcançam mais de 450 km por carga completa (oito horas ligado numa tomada normal de 110v ou 220v) ou somente 20 minutos, quando é utilizado um power charger. Estaremos comercializando, também, os power wall, ou carregadores de parede otimizados. São carregadores, nos quais a energia provém de placas solares, instaladas na residência. Eles recarregam o carro, provêm energia elétrica da casa e ainda servem como um gerador reserva em caso de falta de energia. A manutenção de um Tesla é simples e envolve geralmente os fluidos de freios, ar condicionado e parte eletrônica.

 

VERSATILLE — Qual a maior dificuldade para convencer o consumidor a trocar o carro convencional por um elétrico?

DI CLARO — O ponto inicial de resistência é o preço dos carros. Por enquanto, optamos por trazer a tecnologia mais inovadora e representativa da era dos carros elétricos para criar um impacto na sociedade brasileira e demonstrar o quanto essas tecnologias podem ajudar no futuro a sociedade como um todo. Cidades grandes, como São Paulo, poderiam, dentro de alguns anos, melhorar muito a qualidade de vida de seus habitantes.

 

VERSATILLE — Como é o trabalho da Elektra no segmento de consultoria de energias alternativas?

DI CLARO — Oferecemos consultoria de análise e implantação de energias alternativas residenciais, comerciais e em grande escala, como cidades e fazendas.

 

VERSATILLE — Por que a Elektra decidiu atuar no mercado brasileiro?

DI CLARO — O Brasil é um grande país. Apesar de suas dificuldades, vimos nele um grande potencial de contribuir para a diminuição da poluição, melhoria da qualidade de vida das pessoas e para oferecer tecnologias que poderão trazer um grande impacto às comunidades.

 

VERSATILLE — Quantas lojas a empresa pretende abrir no país?

DI CLARO — Inicialmente estamos abrindo em São Paulo, mas pretendemos atuar dentro de todos os principais mercados do país através de novas lojas, representantes ou até franqueados.

 

VERSATILLE — Os veículos da Elektra serão fabricados no Brasil? Será feita parceria com algum outro grupo?

DI CLARO — Num primeiro momento, estamos trazendo veículos elétricos de fabricação estrangeira. Mas já temos planos de montar e desenvolver, no Brasil, uma fábrica de veículos elétricos, com modelos mais adaptados às cidades e às necessidades brasileiras. Estamos buscando parceiros interessados em desenvolver uma tecnologia brasileira, ou seja, definitivamente criar não somente uma marca, mas um conceito inovador made in Brazil.

 

VERSATILLE — A Elektra tem projeto para carro popular no Brasil?

DI CLARO — Alguns modelos, que pretendemos trazer a partir de 2017, terão um preço bem mais acessível, mas ainda não considerado popular. A nossa intenção é desenvolver e montar esse carro no Brasil.

 

VERSATILLE — Como você analisa o mercado brasileiro em relação à energia sustentável?

DI CLARO — Um mercado de muito potencial, provavelmente um dos maiores do mundo. Temos muitos recursos naturais, sol brando, florestas tropicais, rios, mar. É um país abençoado, onde podemos explorar uma série de alternativas para melhorar a utilização desses recursos.

 

VERSATILLE — Qual a expectativa da Elektra em relação à loja em São Paulo?

DI CLARO — Esperamos que a loja possa causar um grande impacto na percepção do público em geral em relação às novas tecnologias e possibilidades que estamos colocando ao alcance do brasileiro. Convidamos a conhecer nosso trabalho pelos sites elektramotors.com.br e elektrasolutions.com.br
Entrevista por Reynaldo Espindola Jr | Matéria publicada na edição 92 da Revista Versatille

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.