9 exposições para visitar em São Paulo no mês de novembro

Galerias paulistanas estão recheadas de arte para todos os gostos

Artista Rafael Pereira (Foto: João Liberato)

Com mostras individuais e exposições que abordam temas diversos, como fotografia e design, o mês de novembro está repleto de opções culturais para o lazer na capital paulistana.  

 

 Confira, a seguir, algumas novidades do universo da arte: 

 

LEIA MAIS:

 

Galeria Estação apresenta a primeira mostra individual de Rafael Pereira, “Lapidar Imagens” 

 

(Foto: João Liberato)

 

Talento emergente, com uma produção de retratos que remetem ao figurativismo de caráter social da pintura modernista, Rafael Pereira é apresentado ao público paulistano por meio de um balanço condensado na exposição “Lapidar Imagens”, que será aberta ao público em 13 de novembro, na Galeria Estação.  

 

Primeira individual do artista na galeria, com visitação até 20 de janeiro de 2024, a mostra tem curadoria de Tiago Sant’Ana e reúne 20 óleos sobre tela, majoritariamente retratos, mas também naturezas mortas e paisagens que remetem às vivências do artista.  

 

Serviço: Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo 

 

Espaço Expositivo A Estufa recebe a mostra “Montanhas Sagradas e Transcendências”, do artista visual Antonio Peticov 

 

(Foto: Divulgação)

 

Everest, Mont Blanc, Monte Fuji, Corcovado e tantas outras grandiosidades da natureza de um jeito nunca visto. O Espaço Expositivo A Estufa recebe a mostra “Montanhas Sagradas e Transcendências”, do artista visual Antonio Peticov, em São Paulo. Com abertura no dia 11 de novembro, às 11h,  a exposição convida o público para uma viagem pelas mais belas montanhas que habitam nosso planeta, sob o viés e o realismo mágico que habitam as criações do artista. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de dezembro.  

 

Serviço: Rua Wisard, 53 – Vila Madalena, São Paulo 

 

MITS Galeria de Arte abre exposição na Oscar900 

 

(Cleo, por Andre Brunharo)

 

Com foco no Street Art, a MITS Galeria de Arte, recém-inaugurada na região da Barra Funda, abre a mostra “Vivemos entre a vontade de ser e a coragem de tentar”, uma coletiva que reúne cerca de 35 obras de 23 artistas. A exposição, que abre no dia 10 de novembro, acontece no espaço Oscar900 e fica em cartaz até 30 de dezembro.  

 

Serviço: Rua Oscar Freire 916 – Jd. Paulista, São Paulo 

 

Galeria Teo realiza a exposição “Celina Decorações: Público, Indústria e Madeira” 

 

(Foto: Ramanaik Cunha Bueno)

 

Com o objetivo de valorizar o patrimônio material e cultural do mobiliário brasileiro, a Galeria Teo realiza a exposição “Celina Decorações: Público, Indústria e Madeira”, com curadoria assinada por Ethel Leon e Eduardo Costa. A mostra apresenta um conjunto de móveis que destaca diversos aspectos da história da indústria moveleira no Brasil.  

 

Os 23 móveis da exposição enfatizam um pensamento construtivo lógico e claro, o que concedeu à Celina Decorações uma versatilidade excepcional na concepção de soluções de mobiliário. O período expositivo vai de 08 de novembro a 29 de fevereiro de 2024.  

 

Serviço: Rua João Moura 1298, São Paulo 

 

Ceramista Paula Sousa apresenta a mostra “Envase” 

 

Obra Regina Dabdab (Foto: Fran Parente)

 

Na mostra “Envase”, apresentada na Casa Olin, Paula Sousa reúne sete artistas — Rosane Gauss, Regina Dabdab, Sandra Barreiro, Glauber Rodram, Odilon Claro, Edu Cardoso e Humberto da Mata —- para interpretar e reimaginar as garrafas de cerâmica feitas por ela em sua série Envase. As sete garrafas cilíndricas com 45 cm de altura e 15 cm de diâmetro se tornaram símbolo do trabalho da ceramista. Para a mostra, estes objetos do cotidiano se tornam uma tela versátil para a exploração artística. 

  

Entre as obras, Rosane Gauss decompõe a garrafa evocando o estado de impermanência e Edu Cardoso cria uma nave barroca. A exposição começa no dia 11 de novembro e acaba em 12 de dezembro.  

 

Serviço: Casa Olin – Rua Ferreira de Araújo, 315, Pinheiros, São Paulo 

 

Casa Triângulo apresenta a mostra “Fora de Registro”, décima primeira exposição individual de Albano Afonso na galeria 

 

(Foto: Rag Baryta)

 

A inédita série fotográfica de Albano Afonso, apresentada na exposição “Fora de Registro”, é criada por meio de estratégias técnicas e poéticas que criam uma espécie de abalo sísmico na ilusão de estarmos vendo a fotografia e não simplesmente uma imagem impressa numa superfície. A ideia da fotografia como uma janela que magicamente nos desloca do nosso tempo-espaço é refutada nessa proposta metalinguística pensada pelo artista. 

  

Sobrepondo imagens distintas feitas numa sequência, o artista as rearranja de modo que a representação fique “fora de registro”, termo utilizado no jargão das gráficas, quando as lâminas das matrizes cromáticas que formam a imagem não estão alinhadas e geram um efeito borrado. Outras estratégias são utilizadas para criar diferentes perturbações nessas fotografias. Com abertura no dia 14 e novembro, a mostra fica em cartaz até 22 de dezembro.  

 

Serviço: Rua Estados Unidos, 1324 – São Paulo  

 

SP–Arte promove uma edição especial do Circuito SP–Arte pelo Jardins 

 

(Obra: Alberto da Veiga Guignard)

 

 

No dia 11 de novembro, pleno sábado, a SP–Arte promove uma edição especial do Circuito SP–Arte pelo Jardins. Reunindo doze galerias, o programa convida a um roteiro a pé pela região e celebra a abertura de uma nova mostra na Casa SP–Arte: “Eis o deserto, e nele me sonho; eis o oásis, e nele não sei viver”, de Iberê Camargo e Oswaldo Goeldi. Participam Andrea Rehder, Aura, Casa Triângulo, DAN Galeria, Galatea, Luis Maluf, Luisa Strina, Marcelo Guarnieri, Sé, Simões de Assis, Superfície e Zipper com aberturas e visitas guiadas com artistas e curadores. 

 

Serviço: 11 de novembro, das 11h às 17h. Casa SP–Arte – Alameda Min. Rocha Azevedo, 1.052 – Jardins, São Paulo

 

Zipper realiza uma visita guiada com a artista da exposição “Suplementos” 

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Nina Pandolfo (@ninapandolfo)

 

Com texto crítico de Ana Carolina Ralston, “Suplementos”, da artista Nina Pandolfo, explora temas como a conexão humana, o legado e a resiliência em suas mais de 15 obras expostas. Conhecida por suas cores vibrantes, seja em tons pastéis ou em escalas mais intensas, as pinturas de Pandolfo destacam-se pela presença de personagens lúdicos. 

 

Dentre as peças expostas, duas telas permitem interação animada via Instagram, onde além de animados, os elementos reagem ao toque na tela, apresentando elementos 3D (esculturas) para uma imersão ainda mais profunda. O evento faz parte do Circuito SP-Arte Jardins, que ocorre no sábado, 11 de novembro.  

 

Serviço: 11 de novembro, às 14h. Rua Estados Unidos, 1494, Jardim América, São Paulo – SP 

 

Agnaldo Farias realiza visita guiada pela exposição “Carne, pele, luz e metal”, na Galeria Luis Maluf 

 

(Foto: Divulgação)

 

Também no sábado, dia 11, Agnaldo Farias, curador da mostra “Carne, pele, luz e metal”, dos artistas Leandra Espírito Santo e Luiz Escañuela, realiza uma visita guiada que pontua o último dia da exposição na Galeria Luis Maluf, no Jardins, das 15h às 17h. A mostra, que estabelece um diálogo entre as obras dos artistas, aborda as diferentes relações entre corpo e tecnologia na figuração do ser humano. 

 

Serviço: R. Peixoto Gomide, 1.887 – Jardins, São Paulo 

 

Por Beatriz Calais