8 marcas de joias brasileiras que esbanjam originalidade
A estética, métodos de produção e uso de materiais diferentes são elementos fundamentais na criação das peças
Arte, subjetividade, exclusividade e história são os ingredientes perfeitos para criar algo único e inusitado. Embora no mundo da joalheria o clássico e internacional muitas vezes se sobressaiam, o caráter único das joias é de fato o que as tornam especiais. Os olhos fashionistas se voltam a peças não encontradas facilmente, e que trazem significado e criatividade. Pensando no Brasil, designers têm se destacado justamente por esta pegada inovadora e autêntica.
LEIA MAIS:
- Na semana de moda masculina de Milão, a elegância marca presença sem exageros
- Para a marca Sy&vie, bolsas podem ser obras de arte
- 10 estabelecimentos que movimentam a economia circular
Confira, a seguir, oito marcas de joias que oferecem peças diferenciadas:
Luciana Ceratti
View this post on Instagram
Exclusividade define as peças criadas pela designer Luciana Ceratti. As joias de ouro 18k e pedras naturais são produzidas em pequena escala ou sob demanda, com detalhes e acabamento diferenciados. Todo processo de lapidação é artesanal, o que permite a criação de formas fluidas, orgânicas, inusitadas e, consequentemente, únicas. A marca está ancorada no diálogo efervescente entre a moda e a arte e apresenta uma estética contemporânea, longe do clássico e convencional, que celebra a natureza, bem como o movimento e a energia do universo.
Flavia Madeira
View this post on Instagram
A designer Flavia mistura diferentes técnicas e une materiais como ouro e borracha, prata e tecido, latão e cerâmica, gemas lapidadas e gemas brutas, bronze e madeira. A beleza de seu trabalho também está em conectar opostos ao transmutar engrenagens, parafusos e pregadores em joias delicadas e criativas. A marca se destaca não só pela filosofia iconoclasta do uso de materiais, técnicas e símbolos, mas também pela subjetividade da criação resultante da reflexão e tradução de ideias latentes de Flávia.
Isabella Blanco
View this post on Instagram
Há quase 13 anos, Isabella materializa sua paixão pelo garimpo por meio da criação de joias repletas de histórias. Viajante assídua, construiu um amplo acervo, fruto de anos de garimpo pelo mundo, o qual abriga diversos itens que dão origem às peças únicas de sua marca. Boa parte de suas criações também são encomendadas por clientes que trazem alguma herança de família ou peças que não usam mais. Outro diferencial é a funcionalidade das joias, como os colares perfumeiros e pingentes produzidos a partir de espelhos, criados por meio de itens de prata resgatados do século XIX, incrementados com pedras preciosas.
Something About Aelita
View this post on Instagram
A Aelita é uma marca de joias que une sustentabilidade com uma estética criativa. A designer Tici Adrião se inspirou na estética futurista e empoderamento da personagem de “Aelita, the Queen of Mars”, filme mudo soviético de ficção científica dos anos 1920, para dar vida às suas criações. O ambiente espacial traz muitas de suas referências mágicas, profundas e curiosas que refletem sua paixão pelo desconhecido e inovações científicas. A marca tem uma abordagem de logística reversa, a qual incentiva as clientes que não querem mais uma joia, a entregarem à Aelita – recebendo um crédito pelo metal usado na peça – para que ela possa ser vendida no brechó da empresa, ou então, alugada.
Mari Peres
View this post on Instagram
Mari produz joias feitas com a técnica “joalheria têxtil”, na qual são trançados fios de ouro à mão livre ou com agulhas de crochê, que dão origem a peças que são puro movimento. A ideia de aplicar este método vem da paixão da designer pela dança, sua primeira formação. Ela cria também joias diretamente no corpo, entrelaçando os fios livremente, de modo a deixar as formas orgânicas dos fios com as pérolas surgirem no processo. Mari produz ainda peças únicas para noivas. Nesta sexta-feira (20), uma collab entre a joalheira e a estilista Julia Pak será lançada com uma linha de 10 joias, dentre elas brincos, colares, bracelete e grinalda.
Victoria Tinoco
View this post on Instagram
A marca de Maria Victoria Tinoco e Gabriela Degan Breda apresenta joias atemporais, as quais apresentam design moderno e atual. Com foco no ouro e diamante, estilo ousado e identidade definida como “wearable art”, a joalheria não só cria peças chiques e cool, mas também constrói todo um lifestyle em torno dos produtos. Em seu perfil no Instagram, são compartilhados posts com referências estéticas e de personalidades influentes, assim como dicas sobre como usar as joias.
Lure Joias
View this post on Instagram
Na butique de joias Lure, um dos grandes diferenciais é a personalização das peças. Casa detalhe é pensado pela designer fundadora Lorena Rabelo junto à cliente. Ela estuda a história por trás da peça e cria um conceito único a fim de valorizar as pedras preciosas e a trajetória da cliente que irá usá-la. A produção das joias é feita por um experiente time de ourives e em seu ateliê, localizado na Vila Olímpia, são realizados atendimentos com hora marcada.
Gabriela Susanna
View this post on Instagram
A joalheria Gabriela Susanna busca apresentar a joia como obra de arte, uma peça capaz de representar e valorizar a mulher, com uma identidade sensível, elegante, delicada e autêntica. A fundadora homônima, formada em arquitetura, traz para o universo das joias o movimento, a imaginação, o refinamento estético, o detalhe, o respeito aos materiais e a complexidade criativa. Charme, ousadia, exclusividade, sensualidade e sofisticação definem os modelos da marca.
Por Laís Campos