8 lojas que vendem móveis e decorações vintage no Instagram

Com diversos achados nas redes sociais, a arte de garimpar mobiliários antigos está cada vez mais em alta

Não é preciso sair de casa para encontrar móveis raros e históricos (Divulgação)

A moda é cíclica, e há poucos que duvidem dessa afirmação. Seja no modo de se vestir, seja no ato de decorar uma casa, as tendências parecem ir e vir o tempo todo – e a febre do vintage está aí para provar. Para quem gosta de decoração, é fácil perceber o surgimento cada vez mais frequente de “antiquários de Instagram” que garimpam peças de época. Embora muitos tenham loja física, não é nem preciso sair de casa para encontrar móveis raros e históricos.

 

Confira, a seguir, uma seleção de perfis no Instagram que vendem móveis e peças decorativas antigas.

 

LEIA MAIS:

 

Casa Cuatre

 

 

O Casa Cuatre é um acervo de mobília com objetos garimpados pelo escritório de arquitetura Estudio Cuatre, criado pelas fotógrafas Larissa Dare e Beatriz Xavier. Com olhar apurado e interesse em decoração, a dupla passou a realizar curadoria de mobília e objetos com foco nos anos 1950, 1960 e 1970. Os produtos podem ser adquiridos pelo Instagram da marca – @casacuatre – ou no espaço do Galpão Jardim Secreto, um projeto que abriga mais de 70 marcas independentes e fica na Rua Fortunato, 129, no bairro de Santa Cecília.

 

Garimpa Casa

 

 

Completamente on-line e com entregas para todo o Brasil, o Garimpa Casa tem um foco maior em decoração, embora também ofereça bons exemplares de móveis raros e antigos. Para quem ama peças como máquinas de escrever e câmeras retrô, é o paraíso do garimpo. As vendas ocorrem pelo próprio Instagram, @garimpacasa.

 

Banana Azul Vintage

 

 

Com enfoque em luminárias dos anos 1950 aos 1980, o Banana Azul Vintage tem curadoria do arquiteto Eduardo Olla e funciona apenas de forma on-line. Sem ponto físico nem site oficial, é possível comprar, alugar, contratar restaurações ou vender luminárias apenas pelo perfil do Instagram @bananaazulvintage. Além disso, embora Olla seja do Rio de Janeiro, a loja realiza entregas para todo o Brasil – há clientes que conseguem receber as peças mesmo morando no exterior.

 

Jardin Velharia

 

 

O Jardin Velharia, autodenominado garimpo virtual de móveis, possui um serviço de ponta a ponta: é possível adquirir os produtos tanto de forma on-line quanto presencial. Para quem compra pelo perfil – @jardinvelharia – ou pelo aplicativo e opta por retirar na loja, o espaço fica localizado na Rua Mateo Forte, 213, Água Branca. Por trabalhar com peças únicas, a loja não efetua trocas, apenas devolução – em até sete dias – dentro dos critérios de elegibilidade.

 

Juliana Benfatti

 

 

Clássico antiquário, o espaço Juliana Benfatti fica na Rua Sampaio Vidal, 786, Jardim Paulistano, e oferece diversos achados – como um par de espelhos estilo regence e um abajur chinês, ambos do século 19. De certa forma, há opções para todos os gostos. Além do acervo físico, também é possível solicitar valores e realizar compras pelo Instagram da loja, @jubenfatti_excentricidades.

 

Gaspar Garimpo

 

 

Com funcionamento 100% on-line – mais especificamente pelo Instagram @gaspargarimpo –, o perfil da loja de antiguidades parece um passeio por décadas passadas. Com pratos, máquinas de costura e telefones antigos, o foco principal é a decoração, mas também é possível encontrar móveis como mesas e cadeiras vintage.

 

À La Garçonne Home

 

 

Em 2009, o empresário e diretor criativo Fábio Souza criou a marca À La Garçonne, com foco em roupas vintage garimpadas mundo afora e pequenos objetos de decoração. Em 2014, o espaço expandiu sua atuação, explorando móveis antigos com forte apelo industrial, com muitas peças importadas da Europa e dos Estados Unidos. O perfil @alagarconne_home, no Instagram, mostra o acervo de decoração garimpado pelo empreendimento. Por lá, é possível contatar a loja e realizar compras. Quem gosta de visitas físicas, no entanto, também pode visitar a loja, na Rua Francisco Leitão, 134, em Pinheiros, que abriga todos os produtos do acervo – de roupa a mobiliário.

 

Antigo e Pronto

 

 

Com curadoria do jornalista Fabrício Battaglini, o perfil @antigoepronto foca em móveis de grande porte – como sofás, mesas e carrinhos de bebida – com design dos anos 1950, 1960 e 1970. Além do olhar afiado na arte de garimpar, o espaço também revitaliza peças e divulga esse processo em suas redes sociais. Por lá, é possível pedir valores e realizar reservas. Já para quem gosta da visita presencial, o empreendimento oferece horários para um showroom com agendamento na Vila Clementino, em São Paulo.

 

Por Beatriz Calais