8 eventos culturais cancelados por surto de coronavírus no Brasil
Lollapalooza, SP-Arte e São Paulo Fashion Week são alguns dos grandes eventos cancelados ou adiados
A famosa cultura do cancelamento pode estar ganhando um novo significado. Após as notícias de aumento de casos de coronavírus no Brasil – nesta sexta-feira (13/03), há 151 casos somados via confirmações de secretarias estaduais de saúde e 77 via Ministério da Saúde –, diversos eventos e festivais culturais já noticiaram que vão ser adiados. Confira a lista das programações já canceladas no país.
SP-Arte
A 16.ª edição da SP-Arte, maior feira de arte do Brasil, anunciou seu adiamento por meio de um comunicado no dia 12/03. O evento estava programado para acontecer entre os dias 1 e 5/04, mas agora não tem mais data prevista. A feira ocorreria no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
- LEIA MAIS: Efeito coronavírus: Coachella será adiado
Lollapalooza
Um dos eventos mais aguardados pelo público também anunciou seu adiamento. O festival Lollapalooza acontece anualmente no autódromo de Interlagos, em São Paulo, e estava programado para os dias 3, 4 e 5/04. A organização do evento divulgou na sexta-feira (13/03) que o evento vai acontecer de 4 a 6/12 e que o line-up será atualizado “o mais rápido possível”.
São Paulo Fashion Week
O surto de coronavírus afetou praticamente todas as semanas de moda deste ano, e com o São Paulo Fashion Week não foi diferente. Em comunicado, a organização do evento anunciou que decidiu cancelar os desfiles previstos entre 24 a 28 de abril, mas confirmou que, até o momento, a temporada de outubro está mantida entre os dias 16 e 20.
Festival de Curitiba
O festival anual de teatro de Curitiba também anunciou que será reagendado. O início do evento estava marcado para o dia 24/03, mas deve ocorrer apenas em setembro. Em comunicado, a organização do festival declarou que os ingressos desta edição continuam válidos para a data alterada.
Festival Música em Trancoso
O medo do coronavírus também levou o Mozarteum Brasileiro a cancelar a 9ª edição do Música em Trancoso, na Bahia. O festival reúne músicos brasileiros e estrangeiros para mostrar o que há de melhor na música clássica. O evento teria início no dia 14/03.
Exposição Tarsila do Amaral
A exposição de desenhos raros de Tarsila do Amaral, programada para acontecer no dia 14 de março na Fábrica de Arte de Marcos Amaro em Itu (SP), foi adiada após a Organização Mundial de Saúde classificar o surto de coronavírus como uma pandemia. Uma nova data deverá ser divulgada em breve.
Instituto de Arte Contemporânea (IAC)
A inauguração da nova sede do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) em São Paulo também foi adiada. O evento estava marcado para o dia 14/03 na Av. Dr. Arnaldo. Ainda assim, tudo indica que a primeira exposição no Instituto ainda vai acontecer no dia 17/03.
- LEIA MAIS: Coronavírus ameaça Jogos Olímpicos de Tóquio
IMS Paulista
O IMS Paulista anunciou alterações no evento em forma de bate-papo com a fotógrafa Paz Errázuriz, que teve atuação marcante durante a ditadura militar chilena de Augusto Pinochet. A conversa com a artista será cancelada, pois ela não virá mais ao Brasil, mas a mostra ficará disponível para visitação a partir do dia 17/03.
- LEIA MAIS: O impacto do coronavírus no mercado de luxo
Obs. A exposição “Outros Retratos em Branco e Preto” do fotógrafo Miro, que aconteceria na Galeria Houssein Jarouche, também anunciou que será adiada devido ao surto de coronavírus. A nova data deve ser divulgada em breve.
Por Gabrielle Torquato
Fotos: Reprodução Instagram