8 brechós de luxo para conhecer em São Paulo

Os estabelecimentos se destacam pela curadoria minuciosa, tempo de existência e ambientes sofisticados

Bolsa preta clássica da Chanel
No brechó Pretty New, é possível encontrar desde as peças mais clássicas até as mais inusitadas e cool (Reprodução)

Não é novidade que a tendência de comprar em brechós no Brasil tem ganhado adeptos. A preocupação com o meio ambiente e valorização de iniciativas que promovem a sustentabilidade são, de fato, um potencializador para o crescimento deste mercado e no mercado de luxo, a possibilidade de encontrar peças exclusivas e marcadas por uma história relevante é um grande atrativo.

 

LEIA MAIS:

 

“Em teoria, no brechó, você não vai encontrar duas peças iguais, mas sim um produto que alguém garimpou, vendeu e você encontrou”, afirma João Braga, professor de história da moda da Faap. O conceito de “vintage”, por sua vez, também está conectado à proposta do modelo de negócio. “O termo significa usar algo que tenha sido expressão de moda em outra época. É uma roupa original”, explica.

 

Confira, a seguir, oito brechós de luxo em São Paulo que se destacam pela curadoria minuciosa, tempo de existência e ambientes sofisticados

 

Pretty New

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by prettynew.com.br (@_prettynew)

 

Após cursar negócios internacionais na European Business School, em Londres, a brasiliense Gabriella Constantino fundou o Pretty New, em 2014. A sede fica em Brasília, mas também há uma loja em São Paulo, na Oscar Freire. Segundo a fundadora, a curadoria das peças é um dos principais diferenciais do negócio, bem como a identidade visual dos perfis nas redes e do espaço físico, que se assemelha a de uma marca autoral. Os produtos são selecionados a partir de um criterioso processo de curadoria a fim de garantir a qualidade e principalmente, a autenticidade de cada peça vendida pelo Pretty New.

 

Endereço: Rua Oscar Freire, 329 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

Vó Judith

 

 

No Brechó Vó Judith, é possível encontrar uma infinidade de produtos retrôs, vintages e descolados. Para evitar que os clientes tenham que fazer a famosa “peneira”, a curadoria do local já garante as peças mais cool, de qualidade e autênticas. Entre as grifes presentes, estão Dior, Armani, Dolce & Gabbana, Prada, Marc Jacobs, Versace, Ferragamo, Burberry, entre outras. Já a variedade de produtos inclui blusas, camisas, conjuntos, jaquetas, casacos, calças, bolsas e até moda praia. O Brechó Vó Judith está localizado no bairro Perdizes, em um sobrado grande, com várias salas onde as araras e estantes são separadas para cada tipo de roupa: masculina, feminina, infantil e de festa. Jorge Nóbrega é um dos sócios do lugar há 18 anos.

 

Endereço: Rua Cayowaá, 2304 – Sumaré, São Paulo – SP

 

TROC

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Manu Canielas (@manucanielas)

 

A Troc foi fundada em 2016 por Luanna Toniolo e Henrique Domakoski, em Curitiba, e desde 2020, faz parte do Grupo Arezzo & Co. Com uma curadoria inteligente e responsável, a seleção da plataforma é especializada em peças secondhand de qualidade e de marcas de moda premium e luxo. A loja física da TROC está localizada no espaço “Quadra Verde”, também na Oscar Freire, no interior das das loja Alme, marca do grupo Arezzo&Co 100% carbono neutro, e da Bemglô, que reúne uma curadoria de marcas nacionais e sustentáveis. O espaço da TROC também tem 100 m2 (divididos com a We Nutz, food tech à base de plantas criada por mulheres) e também funciona como um ponto de recebimento e distribuição de “Troc Bags”, uma espécie de sacola retornável para coleta de itens de desapego.

 

Endereço: Rua Oscar Freire, 1105 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

 

B. Luxo

 

 

Fundado em 2007 pelo casal Paula Rondon e Gil França, o B.Luxo é um dos veteranos e queridinhos da cena de vintage shop no Brasil. A loja física do brechó fica na Augusta, onde é possível encontrar peças vintages, na sua grande maioria garimpadas na Europa e Estados Unidos. Há também uma linha de upcycling, ou seja, de reutilização criativa, que constitui o processo de uso de produtos, resíduos, e peças aparentemente inúteis na criação de novos produtos. Nesta seção, há desde bolsas, casacos, tops e vestidos, até acessórios como cintos e brincos.

 

Endereço: Rua Augusta, 2294 – Sala 22 – Cerqueira César, São Paulo – SP

 

 

Cansei Vendi

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by @cansei_vendi (@cansei_vendi)

 

O Cansei Vendi teve início em 2013, quando a fundadora da empresa, Leilane Sabatini criou uma página no Instagram (que se mantém até hoje) para vender algumas de suas peças de designers renomados, garimpadas em diferentes lugares pelo mundo. A empresa se desenvolveu e em 2018, a atriz Luana Piovani se juntou à sociedade, uma vez que sempre consumiu peças de brechós. Hoje, o Cansei Vendi oferece diversos produtos second hand das mais conceituadas marcas nacionais e internacionais. Na Concept Store, localizada nos Jardins, os clientes têm a possibilidade de provar os itens, tirar qualquer dúvida com a equipe da loja e interagir com um tablet gigante onde podem consultar todo o catálogo de produtos. Para quem quiser vender, é possível levar as peças no local e receber na mesma hora a sugestão de valor de venda e seguir com o processo.

 

Endereço: Alameda Lorena, 1969 – Jardins, São Paulo – SP

 

 

Brechó Closet de Luxo

 

 

O Brechó Closet de Luxo foi fundado em 2017, quando Tatiane Roque começou a vender suas peças que havia colecionado ao longo da vida, em plataformas online. Ela percorreu vários países do mundo, conheceu as principais lojas, se aprofundou nas histórias das grifes e passou anos estudando as características dos produtos, de modo a se tornar uma expert em diferenciar com maestria peças autênticas de réplicas. No Brooklin, o brechó tem um showroom onde são recebidas visitas com hora marcada. Entre as roupas, calçados e acessórios de luxo com diferentes tempos de existência, é possível encontrar peças recentes que já esgotaram nas lojas oficiais ou saíram de linha por conta da sazonalidade das coleções.

 

Endereço: Rua Princesa Isabel, 94 – Sala 22 – Brooklin, São Paulo – SP

 

 

Trash Chic

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Trash Chic (@trashchicvintage)

 

O Trash Chic tem 30 anos de história e está localizado no Jardim Paulista, em um elegante sobrado. O espaço apresenta peças em excelente estado, nunca usadas, ou seminovas. São cerca de 2500 itens, entre bolsas, calçados, roupas e acessórios das grifes mais renomadas globalmente como Chanel, Gucci, Prada, Louis Vuitton, Dolce & Gabbana, John Galliano e Moschino. Um diferencial é a velocidade de renovação das peças expostas, uma vez que o acervo é renovado semanalmente, com curadoria dos sócios e idealizadores Joca Benavent e Loly Monfort. A ideia é garantir que o cliente sempre encontre um produto especial e sinta-se ansioso para visitar a loja novamente.

 

Endereço: Rua Paraguai, 21 – Jardim Paulista, São Paulo – SP

 

 

Fora do Closet

 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Fora do Closet ♻️ (@foradocloset)

 

O Fora do Closet, localizado na Vila Nova Conceição, foi criado em 2011 pela paulista Sandra Raffaelli. Formada em comunicação social, ela cursou cool hunter e moda no Istituto Europeo di Design de Milão, trabalhou na indústria fashion na Itália e se especializou na área nos Estados Unidos. Sua empresa oferece produtos autênticos, em excelente estado, disponibilizados a partir de uma curadoria minuciosa, favorecida por seu conhecimento aprofundado em moda. Além disso, busca garantir aos clientes o atendimento da melhor qualidade, com agilidade e credibilidade. Por fim, seu objetivo é garantir que o consumidor de luxo não apenas adquira produtos de designers renomados, mas compartilhe a experiência de compra com uma equipe que valoriza tais itens da mesma forma.

 

Endereço: Rua Afonso Braz, 579 – Conj 31 – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP