7 curiosidades sobre Wimbledon, o mais antigo torneio de tênis do mundo

A edição de 2022 será disputada de 27 de junho a 10 de julho e comemora os 100 anos de funcionamento da Quadra Central

(Reprodução Instagram)

Ainda no século 16, antes de os Grand Slams de Wimbledon ganharem fama, o tênis já era um esporte estimado pela classe alta e pela realeza britânica. Apreciado pelo rei Henrique VIII, o “tênis real” era praticado por alguns dos nobres mais importantes e pelas pessoas mais ricas do país naquela época.  

 

Um pouco diferente do tênis real, que requer menos espaço, o tênis de grama começou a fazer sucesso apenas em 1873, quando foi praticado pela primeira vez pelo major Walter Wingfield. Com o objetivo de acontecer ao ar livre, a modalidade geralmente era jogada nos gramados das grandes mansões pertencentes à elite britânica. Em 1877, cinco anos depois da partida histórica jogada por Wingfield, o primeiro campeonato de tênis em quadra de grama foi realizado no The All England Corquet Club, perto da Worple Road, em Wimbledon, no sudoeste de Londres.  

 

Desde então, o campeonato não parou mais e tornou-se um dos maiores eventos de tênis do mundo. Homenageando seu local de nascença no nome, o Torneio de Wimbledon é um dos acontecimentos mais aguardados do ano por aqueles que admiram o esporte centenário. A edição de 2022 começa em 27 de junho e vai até 10 de julho, marcando os 100 anos de funcionamento da Quadra Central.  

 

LEIA MAIS:

 

Entre os homens de destaque da edição estão os tenistas Novak Djokovic, Rafael Nadal, Matteo Berrettini, Stefanos Tsitipas, Andy Murray, Carlos Alcaraz e Hubert Hurkacz. Já entre as mulheres há holofotes voltados para Serena Williams, Iga Swiatek, Anett Kontaveit, Paula Badosa, Bia Haddad Maia e Petra Kvitova.  

 

Os jogos podem ser acompanhados no Brasil pelos canais ESPN e SporTV 3, além da plataforma de streaming Star+. No entanto, para quem busca entrar no clima do evento  quanto antes, a Versatille separou sete curiosidades sobre o histórico torneio.  

 

1 – É o torneio de tênis mais antigo do mundo 

 

(Photo by Hulton Archive/Getty Images)

 

O evento foi criado em 1877 e contou com apenas 22 participantes em sua primeira edição.  

 

2 – Faz parte do conjunto de torneios do Grand Slam 

 

Juntamente com o Australian Open, o Torneio de Roland Garros e o US Open, o Torneio de Wimbledon constitui o conjunto de campeonatos do Grand Slam — e é o único deles disputado em quadras de grama. Carrer Slam é o nome dado ao feito de ganhar esses quatro torneios num único ano.  

 

3 – Todos de branco  

 

(Reprodução Instagram)

 

Diferentemente dos outros torneios, os jogadores em Wimbledon só podem usar roupas e acessórios de cor branca. Essas regras estão em funcionamento desde o século 19, quando o tênis era jogado em certas reuniões sociais e os jogadores vestiam roupas brancas para evitar que manchas de suor surgissem. Hoje, até a sola dos sapatos precisa ser branca. Além disso, não é permitido patrocínio nem propaganda no espaço.  

 

4 – Morango com chantili é um alimento básico 

 

Comer morango com chantili é tradição em Wimbledon desde 1877. Durante as duas semanas de torneio, cerca de 140 mil porções do doce são devoradas pelos participantes e pela plateia. A tradição é tão forte que os organizadores fazem questão de oferecer morangos da mais alta qualidade, colhidos no dia anterior e entregues durante os primeiros raios de sol, às 5 horas da manhã.  

 

5 – É possível visitar o espaço, mas assistir ao torneio é mais difícil

 

Pode-se fazer um tour com áudio-guia em português pelo museu de Wimbledon em qualquer época do ano. Já para quem quer assistir ao torneio, a maior parte dos ingressos é disponibilizada através de sorteio prévio, mas nos dias do evento uma pequena quantidadetambém é colocada à venda na bilheteria. 

 

VEJA TAMBÉM:

 

6 – Prêmio de milhões  

 

Mais do que prestigiado, o Torneio de Wimbledon também é conhecido por seus prêmios grandiosos. Em 2022, os vencedores do quadro masculino e feminino receberão, cada um, 2 milhões de libras (12,2 milhões de reais), um valor recorde para a história do evento. Além disso, os campeões também ganharão uma réplica que possui 3/4 do tamanho do troféu verdadeiro. 

 

7 – Roger Federer é o maior vencedor da história do torneio 

 

(Reprodução Instagram)

 

Com oito títulos, o suíço Roger Federer é o maior vencedor da história do torneio. Em 2022, o tenista, recuperando-se de uma cirurgia, está fora da competição pela primeira vez desde 1998.  

 

Por Beatriz Calais

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.