5 maneiras de mudar o visual de sua casa durante a quarentena

Arquitetas e um designer de interiores dão dicas para deixar seu lar ainda mais confortável e bonito

Estávamos acostumados, antes da quarentena, a ter nossas casas como um lugar seguro e confortável para onde voltávamos após um longo dia de trabalho. Agora nos vemos obrigados a passar todo o dia dentro dela. Além de espaço de lazer e descanso, a residência se tornou local de trabalho, estudo e até academia.

Passar tanto tempo dentro de casa, olhando paras as mesmas paredes, desperta em algumas pessoas a vontade de mudar. Por sorte, dá sim para fazer transformações nos ambientes sem nem sair de casa. As arquitetas Karina Korn e Pati Cillo, e o designer de interiores Henrique Freneda dão, a seguir, dicas preciosas para sua casa ficar ainda mais gostosa.

 

 

1) Mude o layout conforme suas necessidades

A mudança mais simples também tem o efeitos mais significativo: mude os móveis de lugar. Pense em uma nova configuração para o sofá, para a mesa de jantar ou até mesmo a luminária.

Neste período em que se passa mais tempo em casa, deixe um espaço livre para o fluxo de pessoas ou para praticar uma aula de yoga, fazer exercícios físicos. O lar deve ser um lugar que atende às necessidades de seus moradores e deve ser alterado caso elas mudem.

 

 

2) Monte uma gallery wall 

Já pensou em reunir vários quadros em uma única parede? O legal de montar uma gallery wall é que os quadros não precisam necessariamente ser simétricos ou terem o mesmo estilo. Aposte na escolha de imagens e cores diferentes. “É possível reunir quadros que estavam espalhados pela casa para compor um espaço próprio e com personalidade. A regra principal é ativar a inspiração. Não tem erro”, sugere Pati Cillo. Uma dica é pegar um quadro de cada morador, para a galeria ter um toque pessoal.

 

 

Aqui estão algumas instruções práticas da Pati Cillo:

Considere instalar o quadro em uma altura de 1,60 m do chão;

Antes de fixar, a marcação com um lápis é essencial para, depois de colocado, não existir aquela sensação de quadro torto na parede;

Simule a colocação dos quadros ao colar papéis – que podem ser aqueles que estão guardados em casa – recortados na dimensão exata e colado com fita adesiva nas paredes;

Se não houve uma furadeira para a fixação da bucha e parafuso ou mesmo se a ideia não for furar com prego, fitas dupla face ou ganchos adesivos são soluções práticas para a questão;

Apoiar quadros em móveis é tendência e fica perfeito também.

 

 

3) Pinte uma parede

Esta talvez seja a sugestão mais ousada, mas também a mais divertida de executar em família. Escolha uma parede de destaque para receber a pintura e então compre a tinta e os pincéis online. “Já imaginou sair dos tons mais sóbrios e escolher algo vibrante?”, sugere Henrique Freneda. Outra sugestão é fazer um mix de cores, produzindo um esquema de ‘meia parede’.

Uma dica é comprar latas pequenas, assim corre menos risco de ter desperdícios. Só não se esqueça de forrar o chão para evitar manchas e mãos à obra!

 

 

4) Aposte em novas almofadas, tapetes e porta-retratos

Estes itens de decoração são os mais fáceis de serem trocados e dão uma cara nova quase que instantaneamente para o ambiente. Aposte em tapetes e capas de almofadas que você já tem em casa. “Caso você não tenha capas para trocar, fica fácil e acessível fazer pedidos em lojas online”, sugere Karina Korn.

Para os porta-retratos, que tal trocar as fotos por lembranças da última viagem em família? Assim dá pra matar a saudade de um momento bom e reforçar o sentimento de que tudo deve voltar ao normal em breve!

 

 

 

5) Decore o espaço livre com plantas

Se você nunca levou muito jeito pra cuidar de plantas, esse é o momento de aprender! Passando tanto tempo em casa, é difícil não lembrar que elas existem e que precisam do seu cuidado. Se você já tem algumas espécies no jardim externo, é hora de colocar todas elas pra dentro. As plantas ajudam a humanizar o ambiente.

Respeite a natureza de cada planta na hora de exibi-las: “Uma samambaia, por exemplo, merece um ganchinho para pendurar na parede, que ganhará beleza com a folhagem que cai do vaso”, aconselha Pati Cillo. Mesas de centro e de jantar podem ganhar vasos cheios de charme.

 

 

 

Por Gabrielle Torquato

Fotos: Divulgação

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.