5 grandes artistas que imortalizaram o próprio rosto com autorretratos

Muito antes das selfies, grandes pintores já usavam própria imagem como objeto de arte

Muitos antes das selfies e dos smartphones, grandes artistas da história da humanidade já haviam imortalizado a própria imagem com autorretratos. Feitos em sua maioria à mão, a pinceladas, eles até hoje são objetos de estudos.

 

Veja cinco grandes exemplos abaixo.

 

 

Frida Kahlo

frida

 

A artista mexicana fez o seu autorretrato mais marcante em 1940. Elementos clássicos de sua obra, como folhagem, a vida na natureza e a expressão de sofrimento, tornaram o retrato histórico e sempre exaltado em exposições na Universidade do Texas.

 

 

Leonardo da Vinci

leonardodavinci

 

Criada em 1510 pelo próprio criador da Mona Lisa, a pintura Portrait of a Man in Red Chalk está presente na Biblioteca Real de Turim. O retrato mostra o artista com 60 anos de idade, aproximadamente.

 

 

Gustave Courbet

gustave courbet

 

O Homem Desesperado, na verdade, se trata do autorretrato mais famoso do mundo das artes. O pintor francês, pioneiro do realismo, adotou um estimo mais romântico na peça. Foi completado em 1845 e hoje pertence a um acervo particular.

 

 

Pablo Picasso

pablopicasso

 

Picasso não fez apenas um autorretrato. Concluído em 1907, o trabalho acima é importante por mostrar a transição entre dois momentos importantes na carreira do espanhol: primitivismo para o cubismo.Presente na Galeria Nacional de Praga, na República Tcheca.

 

 

Vincent Van Gogh

vangogh

 

Icônico, o autorretrato de Van Gogh mostra o pintor holandês depois que ele cortou um pedaço da sua orelha após um ataque de depressão. A obra pode ser vista na Courtauld Gallery, em Londres.

 

POST TAGS:

Para quem pensa em ir para o Japão em busca de uma nova vida, também poderá procurar empregos aqui.