5 experiências exclusivas em hospedagens brasileiras
De hotéis a vinícolas, programações de viagem ou lazer destinadas a pequenos grupos familiares ou de amigos viram tendência
Com a reabertura gradual e uma maior flexibilização do isolamento social, entram em cena programações de viagem ou lazer cada vez mais exclusivas e personalizadas destinadas a pequenos grupos familiares ou de amigos. Desenvolvidas com capricho e atenção aos detalhes, essas experiências viraram must-have e estão disponíveis em diversas partes do Brasil. Há opções variadas: desde rede hoteleira de luxo, passando por hotel-butique, até vinícolas encantadoras. Elejo aqui cinco que já estão em minha lista de desejos.
LEIA MAIS:
- A história do Brasil contada por seus Patrimônios Culturais da Humanidade
- 5 novos hotéis de luxo para visitar em 2021
- Ecoturismo brasileiro: roteiro pelo sul da Amazônia
Os hotéis Belmond Copacabana Palace e Belmond Hotel das Cataratas no Brasil oferecem a experiência Exclusive Places, que tem como ideia proporcionar a um grupo uma hospedagem muito especial e personalizada, em um espaço reservado. No icônico Belmond Copacabana Palace, na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, é possível reservar o 6o andar por completo, que é o mais desejado do hotel e tem exclusividade e conforto de sobra. São nada menos do que cinco suítes e um lounge privativo com opções de lazer e entretenimento. E inclui a Black Pool, uma piscina que fica inteira à disposição do grupo, que pode ser de até oito adultos e quatro crianças. Lá já se hospedaram os Rolling Stones e Madonna. Você ainda pode incluir champanhe na piscina e um chef exclusivo para as refeições.
E que tal dormir ouvindo o barulho das Cataratas do Iguaçu? O Belmond Hotel das Cataratas é o único hotel dentro do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, o que já torna a experiência, por si só, única. Cercado pela exuberância da floresta tropical, proporciona contato direto com a natureza e o som de suas águas de algumas suítes. As Cataratas é uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza e Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. Quem se hospeda tem acesso exclusivo ao Parque Nacional do Iguaçu em horários especiais, antes da abertura ao público e após o fechamento. Por lá, o Exclusive Places inclui quatro suítes com amplo jardim privativo e duas piscinas, além de área de convivência com jogos e espaço para refeições. O grupo de até seis adultos e duas crianças também poderá desfrutar um caprichado piquenique no jardim, preparado carinhosamente pela equipe do hotel, e uma caminhada matinal pelas Cataratas do Iguaçu com guia especializado. Mediante reserva, pode-se incluir outras atividades na programação, como um churrasco gourmet preparado no jardim do hotel sob a luz das estrelas ou mesmo uma incrível degustação de cachaça com direito aos melhores rótulos do país.
Em areias brancas e águas claras
No Nordeste, perto de Jericoacoara (CE), está o Casana, hotel localizado na Praia do Preá, no Ceará, que abriu as portas há pouco mais de um ano, já com um conceito superexclusivo e pioneiro na região. O local é considerado um verdadeiro refúgio e a experiência de hospedagem, por si só, une excelência, serviços personalizados e uma conexão com a natureza. O hotel, que pertence a um dos sócios do Uber, conta com apenas oito bangalôs privativos, que permitem uma ocupação máxima de 20 pessoas.
As reservas para um mesmo grupo de amigos ou família já acontecem com frequência e transformam o local em uma verdadeira e confortável “casa” na praia. O esquema buy out garante o hotel exclusivo e momentos inesquecíveis de relaxamento e diversão com segurança e privacidade.
Recanto quase particular
E, para quem busca mais contato com a natureza, com conforto e charme, o hotel-butique Mirante do Gavião Amazon Lodge oferece isso e muito mais. Construído em madeira de lei certificada, está localizado na margem do Rio Negro, no município de Novo Airão, a 184 quilômetros de Manaus e próximo à reserva ecológica do Arquipélago das Anavilhanas.
Além da possibilidade de fechar o hotel para grupos, o estabelecimento oferece atendimento ultrapersonalizado e tem 12 bangalôs dispostos em uma área de 2 hectares. O espaço de lazer, entre outras atrações, conta com mirantes dispostos na propriedade, onde é possível relaxar e curtir diferentes tipos de visual: Rio Negro, Arquipélago de Anavilhanas, diversos pássaros ou mesmo os simpáticos bichos-preguiça da florestinha do hotel.
A gastronomia, comandada pela chef Debora Shornik, é um capítulo à parte. No restaurante CamuCamu são servidos pratos com a mais exótica e harmônica mistura de sabores regionais com a culinária contemporânea ocidental. A chef comanda um das melhores casas de Manaus, o Caxiri, e tem um restaurante flutuante em Novo Airão, o Flor do Luar. De quebra, é possível apreciar a vista privilegiada para o Rio Negro.
E, para quem deseja explorar a Amazônia de um jeito único, com atividades cuidadosamente selecionadas para tornar a experiência o mais completa possível, são oferecidas diferentes opções de pacotes, com atividades diversas, que incluem, por exemplo, contemplação do pôr do sol no Parque Nacional de Anavilhanas, visita às comunidades Aracari e Bacaba, trilhas, mergulhos, entre outras.
Charme do interior
E a rota da exclusividade não se limita à rede hoteleira. Em Espírito Santo do Pinhal fica a Vinícola Guaspari, uma das mais premiadas do país. Vendendo rótulos desde 2015, a vinícola familiar do interior de São Paulo, a 200 quilômetros da capital, atrai cada vez mais visitantes dos estados vizinhos e todo o Brasil.
O projeto conta com espetaculares 50 hectares de vinhedos divididos em 12 mini-terroirs. A diversidade local permitiu o cultivo de uvas variadas: cabernet franc, cabernet sauvignon, chardonnay, merlot, pinot noir, petit verdot, sauvignon blanc, syrah e viognier.
LEIA MAIS:
- Bvlgari anuncia novo hotel da rede de luxo da maison em Miami
- 5 cachoeiras para se refrescar a menos de 100 km de SP
- Dorchester Collection anuncia novo hotel e residencial em Dubai
Por lá, também é possível fechar um grupo e fazer uma visita guiada pela vinícola com direito a degustação e almoço harmonizado no fim. A experiência é completa e inclui passagem por todas as etapas de uma produção de vinho, desde a colheita (de maio a julho) até o engarrafamento. Ao término do percurso, um almoço harmonizado com linda vista para os vinhedos espera pelos visitantes. São duas propostas de menus diferentes e igualmente deliciosos: uma traz receitas típicas da região preparadas com ingredientes frescos da horta local e a outra, um churrasco fogo de chão com diversos tipos de cortes de carne e hambúrguer in natura.
Por Daniela Filomeno