30 anos sem Andy Warhol: as frases mais marcantes do ícone pop
Relembre os pensamentos icônicos de uma das maiores lendas da arte contemporânea
Andy Warhol foi um visionário. Em plena década de 60, ele já vislumbrava a era “celebridades de Instagram” que vivemos hoje. Com polaroids tiradas em sequência, o americano convidou amigos famosos para fotos em sequência e fez graça com os mantras da sociedade consumista.
Assim, com muita ironia, fez sua arte, deixando reflexões que perduram até hoje e podem ser melhores decifradas com o auxílio das suas frases mais marcantes.
Antes de virar clichê, por exemplo, a expressão “15 minutos de fama” saiu da boca de Warhol para explicar a efemeridade da fama. Em diversos outros momentos, o artista plástico refletiu sobre o glamour e o egocentrismo dos que são chamados pela sociedade de “estrelas”.
Nessa quarta-feira (22), no aniversário de 30 anos da sua morte, relembramos as suas aspas inesquecíveis como homenagem ao grande pensador das frivolidades. Ao pai da pop art, um brinde – de champagne, como ele gostava, claro.
“No futuro, todas as pessoas serão famosas por pelo menos 15 minutos”
“Um artista é alguém que produz coisas que as pessoas não precisam ter”.
“Sucesso é quando seus cheques não voltam”.
“Não preste atenção no que escrevem sobre você. Apenas meça o texto em centímetros”.
“Quanto mais amável eu sou, mais as pessoas acham que estou mentindo”.
“Não quero ser inteligente, porque ser inteligente deprime”
“Mas ser famoso não é assim tão importante. Se eu não fosse famoso, não teria levado três tiros por ser Andy Warhol. Talvez tivesse levado três tiros por estar no Exército. Ou talvez fosse um professor gordo. Como se pode saber?”
“Gosto das coisas chatas”
“Se alguma coisa é decepcionante eu sei que essa coisa não é nada, porque o nada não é decepcionante”
“O sexo é o maior nada de todos os tempos”.
“O trabalho mais duro, depois de viver, é ter sexo”
“Eu iria à inauguração de qualquer coisa, inclusive de uma privada”
“Se você é bonito, pode ter um cérebro do tamanho de uma ervilha. Se você não é bonito, pode não ter um cérebro de ervilha, então depende da ervilha e da beleza. Do tamanho da beleza. E do da ervilha”
“Acho que todo mundo deveria ser uma máquina. Acho que todo mundo deveria gostar de todo mundo”.
“As pessoas mais gentis e risonhas podem escrever os artigos mais perversos, e pessoas que você acredita que estão odiando você podem escrever os artigos mais engraçados e delicados. É mais difícil conhecer jornalistas do que políticos.”