Bilionário rifa quadro de Picasso por 100 euros
David Nahmad vai doar o dinheiro recebido para levar água a vilarejos da África

O bilionário David Nahmad vai rifar a pintura “Natureza Morta“, que Picasso produziu em 1921, e doar o dinheiro arrecadado para levar água para aldeias da África. Os bilhetes são vendidos online por 100 euros (R$ 554) cada e o sorteio será realizado no dia 30 de março em Paris.
Nahmad é o colecionador com mais obras de Picasso no mundo, com mais de 300 no acervo, e se despedir do menor quadro que ele possui não vai ser fácil. “Acho que é uma pintura extremamente elegante”, disse Nahmad sobre Natureza Morta. “O fato de ser pequena faz com que não seja pretensiosa. É uma pequena joia”. O bilionário também disse que se o vencedor da rifa não apreciá-lo, ele gostaria de comprar a pintura de volta.

Natureza Morta – Pablo Picasso, 1921
O colecionador também possui obras de outros artistas em seu acervo, como esculturas de Alberto Giacometti e trabalhos do pintor cubista Fernand Léger. Nahmad disse que sua maior ambição antes de morrer é continuar aprimorando sua vasta coleção, que para ele já é uma “criatura viva” e é avaliada em US$ 3 bilhões.
Por Gabriela Neumann
Foto: Reprodução Instagram